segunda-feira, 25 de março de 2013

WU-DE IV - S- Correcção sem limites II




 Honra (LEALDADE)(Yu Rong; 荣誉)- De todos, este é o que eu acho que caracteriza mais um praticante de artes marciais, pois sempre que um destes inicia um treino ele saúda, e esse saúdo mostra respeito quer pelo professor, pela arte, pelos ancestrais e pela nossa arte (EM COMUM). Nós honramos estes mostrando a nossa vontade de praticar e aperfeiçoar o que eles (VIVERAM) a desenvolver.



Respeito INTERNO - pois - à medida que crescemos no caminho, sabemos que o respeito pelos ancestros, por aqueles DIGNOS que nos orientam e que dedicam sua vida e fundamento ao perpetuar da arte e da via - são o eco sublime do nosso próprio passo ainda incipiente.



Lealdade implica CONFIANÇA (ou, no antagonismo dos "três inimigos" - medo, dúvida e falta de crença - é o que eclipsa a falta de crença devotando-se com tudo o que se e e pode a caminhar na via marcial): 



confiança na linha de professores, mestres e guardiães que nos entregam o resultado do seu "bem fazer" - traduzido nos frutos da sua arte, na forma como tratam os seres e a vida, na forma como intrepretam o sentido desta de forma positiva e na maneira despreendida como partilham os ensinamentos dessa força - enigmático mistério que a mente não pode desvelar;



É preciso viver, sentir e amar - através do seu mérito e com aqueles aptos a ouvir, aconchegar no íntimo e depois fruir... levando eles mesmos o testemunho a outros que assim despertem para a via da virtude.

A Honra (lealdade) para com a verdade que GERA DESDE o INTERIOR, é a pista que nos mantém ligados ao fio dourado por onde regressamos - passo a passo - de volta ao ser MAIOR.



Partes integrantes, harmónicos de uma constante, múltiplos inteiros da mesma perfeição - vamos espertando suavemente - no caminho que se nos propõe. Passo a passo ganhando consciência: sem nos demorar.

Passo a passo - ouvindo e celebrando - com os companheiros e a VIDA, o retorno à origem que se mais não pode apagar.



Nos momentos de prova... nos que a sombra ronda e a noite escura não deixa entrever o caminho - o praticante serena... repousa... medita... "ouve" o eco" interior que lhe dicta, os passos entre o escuro - de forma a seguir seu rumo sem se desviar.



Passos firmes, com uma conduta que o afirme - são parte da HONRA que se vive como praticante e que - como praticante: é inseparável do caminhar.

Lealdade aos preceitos, lealdade ao caminho ou via de virtude, lealdade para com os que connosco partilham e aqueles de consciência pristina que nos ensinam a despertar.



Lealdade aos valores simples - pedras fundamento do nosso FIRME CHÃO:

Verdade, coerência, temperança, coragem, equidade, ponderação... pequenas peças de um puzzle que vamos aprendendo a montar - à medida que o caminho se faz mais firme e que dá mais gosto caminhar.

Saber que - NO ECO DOS TEMPOS - seres altos, grandes por dentro: que passaram as provas que  nós também iremos abraçar... que inspiram passos dignos, inseridos no mundo e no tempo no que nos cabe marcar presença, desenvolver a diferença desta arte singular: onde houver atrito - ser factor de harmonia; onde houver ruído, ser fonte de sintonia; onde houver cegueira, ser inspiração para ver; onde houver desânimo, ser tocha viva vivendo os valores que nos impulsam a prosseguir...




Nesse RESPEITO, nessa LEALDADE à linha de pessoas - comuns como tu e eu - e com a aspiração afim: 

que os levou ao refinamento do seu ser, ecoando neles a "memória" subtil do potencial a latir, da promessa daquilo que era o seu lugar e destino a cumpriri entre outros seus semelhantes ou irmãos.

Com a determinação, no método da repetição, devotar dia a dia tempo e qualidade, intenção e intensidade a manter a linha da VIDA no seu DESÍGNIO ORIGINAL.



É esta a HONRA que  NOSSA ARTE GUARDA: 

a linhagem que se mantém para benefício daqueles que creem - e já procuram e procuram caminhar... e daqueles ainda dormentes... que vão despertando como sementes  na sua devida altura e Primavera - para depois os sabermos aconchegar, e receber... e integrar...

Na Honra do caminho a GUARDAR...

Saúdo Marcial



Sem comentários:

Enviar um comentário