quarta-feira, 3 de abril de 2013

Wu-De V - R - Coragem, Justiça - RIO QUE CORRE SOBRE PEDRA LAVRADA -




A mãe de um familiar meu, devido ao facto de não querer vender uns terrenos, foi assassinada a tiro mais a sua filha. 

Ela tinha mais 10 filhos e um marido que a amava muito, e perante uma situação destas todos os filhos sentiram vontade de fazer justiça pelas próprias mãos. 


Mas o respeito e honra que sentiam pelo nome da tua família e por aqueles que viriam e que usariam esse nome, não fizeram nada, mantiveram-se firmes e respeitaram ao máximo a honra que tinham, pois a vingança apenas lhes iria roubar essa honra. 


Tiveram a maior confiança tanto no sistema judicial como em Deus, e mantiveram essa sempre no máximo. 


O sujeito acabou sendo condenado a 20 anos de cadeia, e mesmo vendo-o, os filhos desta mulher mantiveram o respeito pela mãe falecida. 


Mantiveram o respeito e honra pela sua família. E não sujaram o nome daqueles que ainda não vieram.


Em relação a humildade, um dia estava por Viana era Novembro e o tempo já gelava, e ao passear pela rua vi um homem a tirar o seu casaco e a oferece-lo a um sem abrigo, apesar do frio que estava o homem sabia que tinha mais roupa do que aquele que estava na rua, e foi humilde, dando aquilo que era dele a um que precisava.




Que dizer acerca da FÉ?...

Tem um cientista "fé" quando procura definir algo que ainda não "existe" no mundo concreto e que este procura identificar, circunscrever, torna intelegível e partilhável pela grande maioria dos restantes seres humanos numa linguagem comum o suficientemente coesa para que se não perca o conteúdo da sua definição?




Que dizer da HONRA?...

Terá Honra a Leoa que luta com a própria vida pela cria que é sua mesma vida numa outra forma e num tempo potencial em espera de desabrochar, florir e dar lugar a uma novalinha que a vida possa continuar?




Que dizer do RESPEITO?...

Terá o respeito de um filho um Pai que se impõe? Terá a devoção de um ser humano outro que se lhe opõe? será digno de respeito o que é coerente... o que é igual a si mesmo e nessa semelhança se entende igual aos semelhantes que partilham o mesmo tempo e lugar... assim fazendo simplesmente por ser assim que se faz?




Que dizer da HUMILDADE?

Será o humilde aquele que se humilha procurando reconhecimento, o que oferta procurando receber sustento, o que se entrega simplesmente por nada mais ter para dar?

Que dizer que já não tenha sido dito? Que dizer?...

Mergulhar profundo - no sentido íntimo das coisas - dos valores que se guarda, das linhas que orientam ou das pessoas que nos sustentam com a sua humanidade singular - é reconhecer desde dentro aquilo que o mundo está sedento e esfomeado por encontrar...

Saúdo Marcial

Sem comentários:

Enviar um comentário