terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mestre Nelson Barroso - Conceitos da Prática de Chi Kung - PARTE II

Chi Kung: Energia, Saúde e Vitalidade - "As 18 Mãos de Buda"
Mestre Nelson Barroso



"pág 32:

4. Conceitos da Prática de Chi Kung




- Efectue os movimentos sem esforço, no início não baixe demasiado nas posições;

O Sentido da fluidez, para a mente lógica e em tensão constante pelo dia a dia que apela a dados, saberes e conhecimentos, implica que ambos os hemisférios cerebrais se entrelaçam em harmonia sem que exista um "imprint" do concreto sobre a visão abrangente e contínua de "movimento": 

desde o dígito ao analógico... desde a vertente mais "abrangente" à mais "pragmática" - desde a síntese à sua análise -  procurando a harmonia e o equilíbrio através do movimento, da respiração e da atenção consciente de forma gentil, suave e modulada... confiante em que o primeiro passo do caminho marca a pauta do caminho a percorrer e que, esta gentileza intrínseca, logo se estende pelo padrão de movimento geral (formas), para o efeito concebidas.

Assim, iniciando o padrão de movimento partindo do fluxo harmónico - inspirando-se na respiração calma e fluída... natural... o praticante vai exercitanto os seus sentidos e consciência para estar cada vez mais em sintonia com padrões de sinergia harmónicos... tanto em movimento, como em respiração, como em pensamento.

Praticando diáriamente, vai "relembrando" ou vincando novamente o padrão original segundo o qual está gerado... este é o caminho de "regresso" à consciência abrangente... algo que é inato no ser humano... que se perde ao longo do tempo no que as formas e as sequências lógico-lineares se vão apropriando da vivência da realidade e que - em determinado momento - o practicante comprometido vai "despertando" para a sua origem e essência... através de um método simples, de origem imemorial, que ajuda o ser humano a ir ganhando consciência gradual da sua realidade contextual;

Por isso, de início suave, fluído e relaxado... para que a experiência resulte cada vez mais serena, abrangente e acolhedora e o praticante esteja em sintonia gradualmente crescente com a sua verdadeira dimensão;




- Seja realmente perseverante na sua prática, só a repetição lhe trará resultados visíveis.

"Recordar" a subtileza inerente à vivência humana, na sua tríade - corpo, mente e consciência subtil - implica um "avivar" das descobertas que vão sendo feitas e que  - como uma filigrana de prata fina e estilizada - se esvaem logo que aprendidas:

 se não forem sistemáticamente revividas até estar incorporadas na consciencia do ser, do saber ser e do saber fazer.

Lentamente, da inconsciência inicial, partiremos para a consciência parcial e da dai para a inconsciência novamente uma vez que a a prendizagem SEJA PARTE INTEGRANTE do todo que representamos.




Sem comentários:

Enviar um comentário