terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mestre Nelson Barroso - Conceitos da Prática de Chi Kung - PARTE V


Chi Kung: Energia, Saúde e Vitalidade - "As 18 Mãos de Buda"
Mestre Nelson Barroso



"pág 32:

4. Conceitos da Prática de Chi Kung




Deve manter a calma e a fluidez do movimento e da respiração

A Mente convencional, esquecida acerca dos seus padrões iniciais de abrangência - prévios à definição e delimitação conceptuais - necessita de um "relembrar" suave e harmonioso: como as formas, as dimensões,, as cores e o próprio tempo ganham outra intensidade, outra forma de se apresentar - através do movimento calmo e fluído (sinal de bem estar, de sintonia interior, de vida em fluxo).

No desenvolvimento de uma "meditação em movimento" - seja ela de maior pendor "yang" - como no Tai-Chi, seja de pendor marcadamente "ying" como no chi-kung - um dos primeiros "caminhos" para o interior, para a consciência pura, ou o "trono de diamante" desenvolve-se através da respiração. 
Referência sempre presente, cada vez que a atenção se desfocaliza da forma e do fluir harmonioso dos seus vários movimentos em conjunto com a respiração e visualização - uma forma simples de regressar ao padrão harmónico inicial: "regressar" à respiração e nela colocar o foco (sem dar grande importância à razão do desvio de foco de atenção) - dado que, durante o exercício - o Córtex e as funções cerebrais ditas "superiores" - complexas - não são chamadas a cena... ficando assim a capacidade de estar atento muito mais desperta e orientada para o fim que se dispõem a desenvolver: 

uma pequeno "passeio guiado pelo mundo subtil, interior, profundo... 

um passeio pelo GRANDE RESTO DE SI.








Não se esqueça, para obter efeitos permanentes, é preciso manter uma prática constante.

Tal como referido anteriormente, o compromisso legítimo para com a prática, assim como a sua promoção ao longo do tempo - seja por grande vocação à arte, seja por melhoria da saúde ou até por descoberta de caminhos válidos como referência no sentido de refinamento e evolução como ser humano - implica que - todo o esforço e dedicação que se promovam para crescer no sistema que se abraça trarão mais valias sempre que se mantenha o patamar de entrega e dedicação.

Por outro lado, as primeiras "descobertas" ou "ganhos de qualidade" implicam um ganho de consciência "subtil"... como aquele que permanece durante breves segundos ao se despertar de um sonho. Estas "recordações, sensações e -- por vezes - ideias brilhantes - resultam fogos efémeros para o dormente que não dispõe de um bloco de notas junto à mesinha de cabeceira.

Da mesma forma, sendo subtis as primeiras apreensões de ganhos e qualidade interna dentro da prática do Chi-kung, se não se grava novamente o estímulo que desenvolve a mesma, até que estímulo e forma estejam presentes de forma estável à luz da consciência do praticante - resulta difícil de gerir em planos de treino esporádicos - que tantas vezes apenas repetem a forma externa sem o conteúdo da VIVÊNCIA do PRATICANTE.

Perseverar traduz também uma qualidade humana básica - a de alicerçar fundamentos que levem a que o mesmo possa evoluir no sistema escolhido e atingir os níveis de bem estar e consciencialização abrangente - quase invariavelmente - cada caminho marcial apresenta o seu sistema para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário