quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TIGRE E DRAGÃO VII - R - VII: O que simboliza o "combate" entre Tigre e Dragão


1-     Para mim é uma relação de evolução, em que a terra firme(tigre) mas ao mesmo tempo pesada,  cresce e evolui em diferentes níveis para se tornar, volátil leve e que levita,  (o dragão).




O Tigre – sendo animal REAL – representa características como a DETERMINAÇÃO DO PRATICANTE EM ATINGIR METAS CADA VEZ MAIS ELEVADAS (e aqui recordamos que – subir a montanha é estar cada vez mais PERTO DO CENTRO de si… o que equivale a dizer – ALINHADO com o COSMOS… o TODO… a HARMONIA).





A determinação do SÍMBOLO vem associada à CORAGEM (COR – CENTRO/ AGEM: ATITUDE OU AÇÃO  – UMA ATITUDE CENTRADA, CONCENTRADA NUM OBJECTIVO DIGNO, CLARO, ESPECÍFICO E COM VALORES MUITO CLAROS E DEFINIDOS – DA TERRA (HUMILDE E PREPARADA PARA RECEBER AS BOAS SEMENTES DE VIRTUDE) À ROCHA, DA ROCHA AO DIAMANTE… EIS O CAMINHO DO TIGRE.




O Dragão – animal mítico – está em eterno “conflito” com o tigre. Se aplicarmos aqui o conceito COMBATE” segundo sabemos e praticamos – compreendemos a relação do Tigre e do Dragão. Os ideais – o INTUÍDO (visto por dentro), o que SABEMOS ser o BEM, O JUSTO, A VERDADE estará sempre um passo à frente no caminho da CONCRETIZAÇÃO.


Sendo o praticante uma PONTE VIVA entre o tigre e o Dragão – cabe a ele/a resolver a equação, temperar ambas as forças, aplicando e obtendo no processo a Sabedoria – a pérola que o Dragão Guarda na sua garra.



Eis uma representação simbólica possível da relação ETERNA e INTERMINÁVEL (que se concretiza em cada praticante na medida da sua própria dimensão) entre o Tigre e o Dragão).

Sem comentários:

Enviar um comentário