quarta-feira, 20 de março de 2013

WU-DE IV - S- Correcção sem limites I


Wu-De é o código de conduta dos praticantes de arte marcial, um código de ética e moral. 

Cinco (são os elementos que) representam esse código de conduta – Respeito; Humildade; Confiança; Honra (LEALDADE) e Virtude (RECTIDÃO).

            Dentro destes apenas quatro serão abordados por mim neste momento

(Respeito; Humildade; Confiança; Honra)

            Durante a minha vida experienciei vários destes conceitos e dos quais falarei agora um por um.

            Humildade(Xu Qian; 谦逊)- A humildade é uma característica ou qualidade de uma pessoa que é modesta, que se preocupa com as outras. 

O melhor exemplo que eu tenho da humildade na minha vida será, recuando no tempo até 10 anos atrás,  quando o meu avô/padrinho faleceu, e desde então a minha avó ficava sozinha em casa, e eu, digamos que “deixei” os meus pais para ir viver com a minha avó, para que ela não ficasse sozinha e desde esse dia até hoje vivo com ela. 

Por ter feito isso sinto-me bem e é isso que é a humildade, ajudar os outros sem ter proveito.




"Humus"... o SÓLO FÉRTIL onde as BOAS SEMENTES PODEM CRESCER.

Se o sólo for árido - ou duro -  as boas sementes (aqueles que dão frutos que - por sua vez alimentam outros seres - poderão crescer).

O Sólo interior do praticante marca a diferença relativa a todos os potenciais, Valores e Virtude que poderão desenvolver-se ao longo do percurso de vida (e - mais concretamente - do CAMINHO MARCIAL);



Qualquer boa semente, que seja entrevista por quem vos orienta - implica que este "solo fértil" é válido e meritório; implica que - perante uma queda - essa firmeza do solo que se conhece e sabe - permitirá a firmeza do apoio para se erguer e levantar - ainda mais firme e coeso do que antes de cair: como um osso que solda após uma fractura.

Só o Humilde está preparado para ouvir, para aprender e É GRATO POR CADA PEQUENO RASGO DE ENSINAMENTO que desperta desde o interior.



O Resto - enquanto PREENCHIDOS DE SI MESMOS - terão uma tarefa complicada para que o seu copo seja preenchido com a vivência desse "ALGO" que a todos nos chama pelo nome, que a todos nos gera e dá sentido - o verdadeiro "Mestre" oculto para todos menos para o que começa a caminhar - HUMILDE;

(Além destes cinco factores de ATITUDE existem os seus contra-partes interiores na MORAL do praticante: esses iremos analisá-los neste nosso segundo "ciclo" de prática)

Sem comentários:

Enviar um comentário